Metálicos

O aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais procurados hoje em dia e proporciona o que todos nós queremos: dentes bonitos e alinhados. Além disso, aparelhos estéticos vieram para dar mais conforto e segurança para o paciente, sendo praticamente invisíveis. Porém não devemos esquecer que o aparelho dentário não é só uma questão estética; as articulações e músculos envolvidos são prejudicados com o desalinhamento dos dentes.

Aparelho removível x aparelho fixo: o aparelho móvel é encaixado na boca, mas pode ser removido pelo paciente. Há diversas formas e situações para o uso do mesmo: ortodôntico, onde o aparelho dentário realiza pequenas movimentações; ou ortopédico, no qual o aparelho trabalha nas correções de alterações ósseas. Por ser removível é possível tirá-lo para comer, escovar os dentes e até mesmo utilizar o fio dental.

Já os aparelhos ortodônticos fixos, por sua vez, são mais eficientes e em casos de problemas dentários mais graves, corrigem o problema sem se depender tanto da colaboração do paciente, que por sua vez deve ter muito cuidado com a higiene. A escolha de qual tipo de aparelho é verificada caso a caso. Porém um dos questionamentos mais comuns dos pacientes que buscam nosso consultório para a colocação de aparelhos ortodônticos em Porto Alegre é se colocar e manter o aparelho dói.

Para que se obtenha a correção dos dentes, faz-se uso de força mecânica, ou seja, o dentista vai forçar a movimentação dos dentes através dos fios metálicos conectados aos braquetes, estes, são apertados na medida necessária para a resolução do problema. O que causa esta leve “dor” é a movimentação dos dentes. Essa é percebida principalmente quando o paciente vai ao dentista apertar (ajustar) o aparelho. Vale lembrar que não se trata de uma dor aguda insuportável. Mas sim de um incômodo que é um mal necessário para o sucesso do tratamento. Cabe ressaltar que, este incômodo causado durante o tratamento ortodôntico, não se comparar com os benefícios que esta traz aos pacientes. A dor é realmente suportável.

A duração do tratamento com aparelhos, como em praticamente tudo na ortodontia, dependerá sempre de cada caso, alguns pacientes em um ano e meio ou dois, tem suas imperfeições bucais resolvidas, já outros podem permanecer por maior período de tempo fazendo uso dos aparelhos.
No entanto a manutenção do resultado eficaz da utilização de aparelhos ortodônticos dependerá de alguns cuidados. Por este motivo, após a correção dos dentes mal posicionados se faz necessária. A contenção da posição dos dentes por algum tempo. Isto se faz necessário pois o tecido ósseo e gengival precisam ser adaptados às mudança provocadas pela alteração das posições dos dentes. Esta contenção poderá ser feita com a utilização de aparelhos removíveis ou fixos, os removíveis sempre dependerão da colaboração do paciente, que terá quer ter disciplina e utilizar a contenção móvel pelo período indicado pelo dentista. Já os fixos são colocados rente aos dentes que tem contato direto com a língua. São praticamente imperceptíveis, o que facilita a adaptação dos pacientes.

Estéticos

Devido às exigências estéticas atuais da sociedade muitos pacientes adultos têm procurado os consultórios em busca de um sorriso perfeito. Em cima disso, surgiram os aparelhos estéticos (compostos de cerâmica), sendo quase imperceptíveis, proporcionando um grande conforto social ao paciente. Bráquetes estéticos cerâmicos: Subdividem-se em policristalinos e Monocristalinos (safira). Os monocristlinos (safira) caracterizam-se por serem brackets extremamente translúcidos (transparentes), imitando a cor dos dentes de cada paciente.

Aparelho invisível: o aparelho ortodôntico Invisalign consiste de uma série de alinhadores utilizados em sequência, confeccionados sob medida. Estes alinhadores que vão fazer o reposicionamento dos dentes gradualmente até você atingir o sorriso desejado. É muito discreto quase imperceptível. Suas principais vantagens são: pode se retirado para se alimentar e realizar a higiene oral, sem fios metálicos e seu amigos nem vão notar que você está realizando o tratamento.

Aparelho dental móvel/contenção: o final do tratamento ortodôntico entramos numa fase muito importante, que é a fase de manutenção do tratamento. Na arcada superior normalmente optamos por um aparelho móvel, contenção removível, que irá manter o resultado final da ortodontia. Importante seguir as instruções e comparecer nas consultas de revisão.

Aparelhos estéticos fixos: a grande maioria das pessoas necessita de aparelho dentário. Seja para uma correção funcional ou meramente estética. Porém muitos não gostam do famoso “sorriso metálico” e seu impacto social, principalmente na vida adulta optando por um aparelho mais discreto, um aparelho estético.

Aparelho transparente de safira: é um tipo específico de aparelho de porcelana. É feito de um material mais tecnicamente avançado e extremamente transparente. Ele é mais bonito e harmonioso que os outros aparelhos, ficando quase invisível nos dentes. Além disso, ele não mancha, como acontece com outros tipos de aparelhos, é altamente resistente, poucos casos relataram desgaste ou descolamento, não amarela, é completamente translúcido e muito confortável para o paciente.

Tratamento: da mesma maneira que o tratamento ortodôntico com aparelho de metal, o aparelho de safira segue os mesmos passos em relação às consultas periódicas ao dentista. Gradativamente o seu dentista vai ajustando o aparelho até alcançar o ponto ideal de alinhamento dos dentes.

Eu posso usar esse tipo de aparelho ortodôntico de safira?
A escolha por um aparelho de safira depende muito da coloração natural dos seus dentes. Este aparelho é recomendado para pessoas que possuem dentes bastante claros. Se você possui dentes de coloração normal ou de normal à escura, o aparelho de safira pode chamar mais atenção para o contraste de cor entre os seus dentes e o material.

Aparelho cerâmico: o aparelho ortodôntico de cerâmica possui os brackets do mesmo tamanho e formato dos aparelhos metálicos. Difere apenas dos outros aparelhos em relação ao material. Neste caso, os brackets utilizados são, como o próprio nome diz, de cerâmica, material bastante resistente. O material é forte e durável, sendo que são colocados pequenos pedaços de cerâmica nos dentes superiores e inferiores, ancorados por um fio e dificilmente descolam ou quebram. Esteticamente ele é um material diferente do aparelho de safira, pois é opaco, porém, imita a cor dos dentes ficando quase imperceptível também.