Cirurgias orais: Dentes inclusos, pouco osso para colocação de implantes, alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face são problemas que devem ser rigorosamente avaliados e posteriormente corrigidos. A maioria dos procedimentos são facilmente contornados em cirurgias realizadas no próprio consultório com anestesia local.
Extração de siso incluso: O terceiro molar, popularmente conhecido como siso, é o último dente a nascer por volta dos 18 anos. Por esta razão, muitas vezes ele não consegue erupcionar por falta de espaço, por algum obstáculo mecânico, por alguma patologia, por alguma doenças sistêmica ou por simples simples má posição dos outros dentes. Nesses casos sua remoção é indicada através de uma cirurgia que pode ser realizada em consultório. A sua retirada evita problemas na arcada dentária, principalmente na interior.
Enxerto de osso: No momento em que o paciente não possui um suporte ósseo suficiente, os enxerto ósseos se fazem necessários. Extrações mal conduzidas, perda de dentes a muitos anos, periodontite, várias são as razões da reabsorção daquele osso do rebordo dentário. A odontologia moderna consegue reverter isso com inúmeras técnicas seja com osso do próprio paciente, de banco de ossos ou com osso liofilizado granulado ou em bloco.
Sinus lift: É um processo que auxilia na reabilitação da arcada dentária, restaurando osso perdido com seu próprio osso natural. Sinus lift projeta a elevação do seio maxilar com enxerto ósseo. Atualmente os implantes dentais, estão sendo usados em grande número de pacientes sem dentes, total ou parcialmente. No entanto, é necessário uma quantidade mínima de osso para a colocação de um implante com comprimento e espessura seguros para suportar as forças oclusais; o que nem sempre é encontrado.
Pós operatório: Precauções devem ser tomadas em todas as etapas do processo, inclusive após ele. Há cuidados que devem ser cumpridos à risca para evitar problemas e complicações, e, podem acreditar, mas grande parte dos pacientes não os cumpre. A eficiência de uma cirurgia de implante dentário ou extração de siso não depende somente do seu planejamento. Os cuidados no pré e pós-operatório são fatores preventivos de possíveis complicações, além de assegurar resultado satisfatório e mais rápido. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica, precisa de um tempo para se regenerar. O sistema imunológico fica abalado, a circulação sanguínea precisa trabalhar o dobro. A cicatrização e a eliminação de líquidos consomem uma energia muito grande do paciente. Por esse motivo é importante seguir as orientações do médico no pré e no pós-operatório.