O clareamento dental é um tratamento realizado com a aplicação de gel de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida sobre a superfície dos dentes com o objetivo de tornar a coloração dos dentes mais clara.

O correto diagnóstico da causa do escurecimento dental é fundamental no sucesso do tratamento. As causas podem ser divididas basicamente em extrínsecas – oriundos da dieta alimentar e/ou hábitos adotados pelo paciente, como café, vinho, refrigerante, chá, fumo – e intrínsecas – fluorose, traumatismo, uso do antibiótico tetraciclina durante a gravidez.

Técnica do Clareamento Caseiro Supervisionado: Realizada pelo próprio paciente com a supervisão do dentista. Utiliza-se o peróxido na concentração de 10 ou 16% aplicado em uma moldeira plástica confeccionada individualmente para cada arcada dentária do paciente. O tratamento leva em torno de 1 mês para ser concluído.

Técnica do Clareamento em Consultório(LED): Realizada pelo dentista no consultório. Utiliza-se o peróxido em uma concentração maior (35%) e o uso do LED para ativar as moléculas do produto. Ideal para quem precisa do resultado em um curto espaço de tempo e não tem tempo ou paciência para utilizar a técnica do clareamento supervisionado.

Técnica mista: Em caso de pigmentação excessiva, pode-se utilizar a associação das técnicas supervisionada e de consultório para se obter o resultado esperado. Antes de decidir por realizar o tratamento, é importante esclarecer alguns mitos sobre o clareamento:

Clareamento Dentário: É possível sim ingerir produtos com corante e até mesmo fumar durante o tratamento, desde que se respeite o período recomendado pelo dentista;

– Estudos mostram que não é necessário mais dormir com a moldeira em boca na maioria dos casos, no caso do clareamento supervisionado. Pesquisas recentes comprovam efeito excelente com aplicações de tempo reduzido, alguns casos com 15 minutos de aplicação diária, no entanto, 1h e 30 min seria o padrão atual.

– O clareamento não deixa o dente mais fraco ou poroso. O gel penetra na porosidade já existente do dente, atuando nas moléculas responsáveis pelo escurecimento da estrutura.