Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente(prótese).

Tipos de próteses dentárias

Implante unitário: É indicado quando há ausência de um único dente. É a melhor opção para esses casos, já que a intervenção é feita somente na região do dente perdido sem afetar os dentes vizinhos.

Prótese parcial fixa sobre implante: É indicado para perda de dois ou mais dentes, pois os “parafusos” funcionam como as raízes dos dentes naturais, dando sensação de conforto e estabilidade ao paciente.

Overdenture: Também conhecida como sobredentaduras, overdentures são próteses implantadas que recuperam, além da porção dental perdida, o reborbo alveolar. Também proporciona suporte aos músculos da face.

Protocolo: É uma prótese fixa de todos os dentes sobre os implantes. Só pode ser retirada pelo dentista e é indicada quando há perda de todos os dentes.

Etapas do implante:

Diagnóstico e planejamento
Qualquer tratamento dentário começa por um exame aprofundado da boca do paciente, para que o dentista possa determinar com exatidão os procedimentos a serem executados. No caso de implantes, se torna indispensável uma avaliação radiológica, na qual será medido o volume ósseo disponível. A partir disso, será determinado o plano de tratamento ideal, evitando eventuais complicações. No final da avaliação, o paciente é informado da duração e do custo do tratamento.

Intervenção cirúrgica
A colocação dos implantes dentários é feita sob anestesia local e é totalmente indolor. A duração da intervenção varia conforme a complexidade do caso, quantidade e localização dos implantes, volume do osso disponível etc.

Cicatrização
Depois de colocados os implantes, começa a fase de cicatrização. O osso vai se reconstruir em torno do implante. Esse processo é totalmente indolor e conhecido como osseointegração. O sucesso desta etapa é determinante para o suporte e estabilidade perfeita dos novos dentes. Alguns paciente usam prótese provisória terapêutica durante a cicatrização.

No final da fase de cicatrização, serão fabricados as próteses (dentes artificiais), a partir de moldes. Em seguida, as próteses serão fixadas sobre os implantes, por meio de um pino.

Acompanhamento
Revisões regulares e uma boa higienização são essenciais para evitar qualquer complicação relacionada aos implantes, como inflamações.